cientistaseletricos2

9 – Intro à Tecnologia Musical: O Domínio da eletricidade II

No final do século XVIII,
importantes descobertas no estudo das
cargas estacionárias foram conseguidas com os trabalhos de…

Joseph Priestley, Lord Henry Cavendish, Siméon-Denis Poisson, Charles Augustin de Coulomb, entre outros.

cientistaseletricos2


Charles Augustin de Coulomb

Charles Augustin de Coulomb

Charles Augustin de Coulomb, por exemplo, será recordado por ter explicado matematicamente a Lei de atração entre cargas elétricas. Em sua homenagem, a unidade para carga elétrica se denomina coulomb (C).


Alessandro Volta

Alessandro Volta

Em 1800, o conde Alessandro Volta desenvolve a pilha voltaica, um aparato que pela primeira vez, era capaz de produzir corrente elétrica estável.

Precursora das baterias modernas, a pilha de Volta é logo transformada por outros pesquisadores numa fonte de corrente elétrica de aplicação prática.


Hans Christian Oersted

Em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851) verificou que, ao colocar uma bússola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bússola.

Hans-Christian-Oersted4

Hans-Christian-Oersted3

Com isso, estabeleceu -se uma relação entre magnetismo e eletricidade, dando origem ao

eletromagnetismo

BARRA

André-Marie AmpèreAmpere

Em 1820, o francês André-Marie Ampère construiu o primeiro eletroímã. Esse dispositivo foi fundamental para a invenção de aperfeiçoamento de vários aparelhos, como o telefone, o microfone, o alto-falante, o telégrafo etc.


Michael Faraday

faradayEm 1831 Michael Faraday descobriu que movendo um ímã dentro de uma bobina de fio poderia gerar eletricidade.

Essas descobertas levaram ao desenvolvimento do

dínamo, do motor elétrico e do transformador

BARRA

Samuel Finley Breese Morse

SamuelFinley-Na década de 1830, Samuel Finley Breese Morse (1791-1872) criava seu primeiro dispositivo telegráfico.

telagrafo

No início, o sistema não tinha um código de comunicação, mas logo ele mesmo criou o Código Morse, um sistema binário de combinação de pontos (•) e traços (–) com base na amplitude dos sinais, dando assim uma real capacidade de comunicar à sua invenção.


James Clerk Maxwell

Maxwell

Finalmente, podemos citar em especial James Clerk Maxwell (1831-1879), notável físico escocês, cuja participação teve importância teórica fundamental. Em 1873, Maxwell publica O tratado sobre eletricidade e magnetismo, generalizando os princípios da eletricidade descobertos por Coulomb, Ampère, Faraday e outros.

Esse trabalho representou um enorme avanço no estudo do eletromagnetismo.


Alexander Graham Bell

GrahamBell

Foram esses avanços que levaram Alexander Graham Bell ao invento do telefone em 1876.

O microfone utilizado por Bell pela primeira vez com seu telefone era em realidade um transmissor líquido, e funcionava de maneira bem semelhante ao da figura:

microfone1

A alimentação fornecida por uma bateria eletriza o copo de ácido.

Sempre que a agulha sobe e desce, ela muda a resistência do circuito, causando uma descarga elétrica para o receptor (não mostrado), que por sua vez causa uma vibração na membrana do receptor para produzir o som novamente.

O diafragma vibra com as ondas sonoras, fazendo com que uma agulha condutora se mova para cima e para baixo em um copo de água ácida.

BARRA

O Microfonemicrofone2Em 1877 Emile Berliner  patenteou o microfone de carbono, que era muito melhor e mais prático para fins comerciais do que o microfone utilizado no telefone original de Bell.

Berliner vende mic para Bell Telephone Company
Berliner vendeu a invenção para a Bell Telephone Company por US $ 50.000.

 

Um microfone, por definição, tem dois significados:

1. É um aparato capaz de intensificar sons fracos.

2. É um dispositivo capaz de transformar (converter) as ondas mecânicas sonoras em ondas eletromagnéticas.

microfones

tecnicocomentBARRA

O próximo post  ainda continuaremos falando sobre eletricidade, e também a respeito dos primeiros instrumentos eletrônicos que derivaram de todos esses avanços tecnológicos, como por exemplo o telarmônio, ou telharmonium, o primeiro instrumento eletrônico criado em 1897 pelo norte-americano Thaddeus Cahills.


Jobert Gaigher

Assine meu blog para receber atualizações e avisos sobre novos artigos e postagens. www.jobert.info Deixe seu comentário e/ou assine meu livro de visitas.

Mais artigos da seção Introdução à Tecnologia Musical:

Copyright©2015, Jobert Michel Gaigher. Todos os direitos reservados. Todos os textos, imagens, gráficos, animações, vídeos, músicas, sons e outros materiais presentes nesta série foram produzidos por Jobert Michel Gaigher e são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual. É estritamente vedado o uso desautorizado de quaisquer destes materiais, sob qualquer meio e forma e a qualquer título, estando sujeito às responsabilidades e sanções legais.


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário