Introdução aos Drawbars: Parte 3

Vamos agora, analisar as cores dos drawbars: marrom, branco e preto.

Basicamente temos nove drawbars nas seguintes cores (da esquerda para a direita): marrom, marrom, branco, branco, preto, branco, preto, preto, branco.

Os drawbars brancos nos dão as notas tônicas. Cada drawbar branco (mais o primeiro marrom) pode ser combinado para um total de seis oitavas soando enquanto apenas uma nota é pressionada! Sim, ao tocar um acorde de três notas com estes drawbars, você ouve 18 notas ao mesmo tempo!

Os drawbars negros, conhecidos como os harmônicos, são o que fornecem a cor ou dissonância com o tom. Os drawbars negros, juntamente com o segundo drawbar marrom, irão preencher o som para criar os sons de órgãos típicos.

O primeiro drawbar branco é o tom fundamental (ou 8′).

Os dois drawbars marrons à esquerda estão abaixo do tom fundamental. O primeiro é uma oitava inferior (16′) e o segundo é uma quinta acima desta (5 1/3′).

Os drawbars brancos estão todos no mesmo tom, com o primeiro sendo o fundamental, o segundo uma oitava acima (4′), o terceiro duas oitavas acima (2′) e o quarto três oitavas mais altas (1′).

Os drawbars negros irão gerar os harmônicos: A 12ª acima da fundamental (2 2/3′), a 17ª acima da fundamental (1 3/5′) e a 19ª acima da fundamental (1 1/3′).

Outra forma de entender as drawbars é a pensar neles em três categorias distintas. Os Sub-drawbars, Foundation-drawbars e Brilliance-drawbars:

1. Sub-drawbars: Os dois primeiros (marrons) são os sub-tons, inferiores à nota tônica;
2. Foundation-drawbars: Os próximos quatro (preto e branco) são a base, o principal componente do som;
3. Brilliance-drawbars: Os três finais (preto e branco) fornecem o brilho ou maior frequência na combinação de tons.

Utilize os comentários deste post para compartilhar as definições legais de órgãos que você já usou ou já ouviu em alguma música.

 

Jobert Gaigher


Siga minhas páginas nas redes sociais
FacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailFacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *