Em atenção a Lei 11.769, “a volta da música nas escolas” terá espaço no V Congresso da AMA

Com presença confirmada do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o evento discutirá vários temas, dentre eles, a educação nos municípios

 

São Paulo, agosto de 2011 – Estimular a educação musical nas escolas e a interatividade com as novas ferramentas tecnológicas em sala de aula. É com esse objetivo que a Quanta Educacional, unidade da Quanta Brasil, responsável pelo programa e-SOM, participa do V Congresso da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA), entre os dias 10 a 12 de agosto, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

Lei Federal 11.769 determina a inclusão da música como conteúdo obrigatório na Educação Básica. O assunto merece a atenção por parte da educação pública e privada, considerando as providências necessárias para o cumprimento da Lei, que passa a vigorar a partir de agosto de 2011. Diante deste cenário de transformação, as escolas deverão viabilizar formas para trabalhar o aprendizado da música, objetivando os benefícios que a mesma proporciona no desenvolvimento dos alunos.

Para o músico, Jobert Gaigher, coordenador executivo do Programa e-SOM, um dos diferenciais do projeto é a inclusão digital dentro do ensino da música. “A proposta que oferecemos é diferente e inovadora, pois o aluno utiliza o computador com o auxilio de livros didáticos, material multimídia e rede social para aprender e criar os próprios arranjos, sons e letras”, explica o profissional.

Na opinião de Gaigher, o computador serve, aliás, como um meio para a gravação de instrumentos musicais convencionais, quando disponíveis. “O computador não tem a função de substituir o instrumento convencional, mas de agregar. Caso os instrumentos não existam na escola e não possam ser comprados por diversos motivos, inclusive por fatores financeiros, o computador passa a ser uma alternativa mais viável já que a grande maioria das escolas possui laboratório de informática.”, garante.

O programa reúne softwares com licenças gratuitas e aplicativos online, que possibilitam reprodução, criação e edição musical, além de usar ferramentas como as redes sociais e um portal com acesso diferenciado para professores e alunos.

Computador aliado à música

O e-SOM oferece conteúdo e ferramentas tecnológicas para o aprendizado da música no laboratório de computação da escola por meio de um programa educacional contemporâneo alinhado com as novas tecnologias. Com o e-SOM, os colégios não precisam investir recursos na compra de instrumentos, porque os computadores se transformam em instrumentos musicais virtuais, além disso, existe o aproveitamento do quadro de docentes, através da capacitação aos professores que apresentarem afinidades e/ou aptidões musicais.

O programa conta com a experiência de mestres e doutores do setor educacional, tal como a Doutora em Educação Musical pela University of London (Inglaterra) e Professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Liane Hentschke, que é uma das autoras da primeira edição do livro do programa e-SOM.

Sobre a Quanta Educacional

Há 21 anos no mercado de música e áudio com o uso de tecnologia digital, a Quanta Brasil é uma organização que através do seu know-how, procura viabilizar soluções para o mercado nacional através do fornecimento de produtos e serviços agregados à alta tecnologia. Atualmente, a organização é formada por cinco unidades de negócios para atender o mercado de entretenimento, comunicação, cultura, tecnologia e educação.

 

Mais informações:

AMA

Cronograma do evento

 

FONTE: www.e-som.net


Siga minhas páginas nas redes sociais
FacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailFacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *