decada20

7 – Intro à Tecnologia Musical: O início da fonografia

De modo genérico, fonografia é a Representação gráfica das vibrações dos corpos sonoros.

As primeiras gravações de áudio realizadas foram inteiramente acústicas.

gravacao_do_som

som era coletado por um cone e canalizado para um diafragma que vibrava um estilete e registrava essas oscilações em forma de sulcos, em um cilindro ou disco.


Armazenamento de Áudio: Mídias


A primeira mídia (meio) utilizada para se registrar uma onda de audio, utilizava a forma mecânica.

Registrava o som captado na forma de
sulcos analógicos às ondas acústicas do som original,
que eram “entalhados em um cilindro”.

cilindrofonografico2

cilindro fonográfico foi utilizado tanto pelo fonoautógrafo de Leon Scott quanto pelo fonógrafo de Thomas Edison

Inicialmente o cilindro ficava fixo ao fonógrafo, e era confeccionado em uma folha de estanho.

Em pouco tempo apareceram os cilindros removíveis feitos de uma base de papelão coberta com cera (bem mais baratos que os cilindros de folha de estanho), e podiam ser comercializados independentemente do aparelho.

 

 


discovinil

No início do século XX, a gravação em cilindro foi gradualmente substituída pela praticidade dos discos de dupla face.

O disco de 78 rpm reinou como a principal mídia de gravação por muitos anos, apesar de quebrar facilmente, e não ser grande o suficiente para obras mais longas em um só lado.

Durante os primeiros anos, diversos materiais e dimensões foram utilizados para a confecção dos discos, até chegarmos à década de 1950, ano em que os discos passaram genericamente a ser feitos de vinil, e se optou por utilizar as velocidades 33 1/3 rpm e 45 rpm, ao  invés das 78 rpm.

A mudança de velocidade e de material permitiu uma melhor qualidade de som,
e o aumento da capacidade dos discos.

Mas não vamos nos adiantar aos fatos, afinal a era dos discos de vinil de 45rpm aconteceria apenas anos mais tarde, com o início do rock and roll, e até lá, muitas coisas aconteceram.

Voltemos por enquanto à era dos Gramofones.


O Gramofone e o fonógrafo,
gravadores puramente mecânicos,

decada20perduraram até a década de 1920.

 


 

radio1

Outras inovações tecnológicas


O início do século XX ficou marcado por uma série de invenções inovadoras no campo da eletrônica que revolucionaram a gravação de som.

Uma cadeia de invenções ocorridas ainda no século IX, alcançadas através de um trabalho contínuo e o esforço de vários cientistas e estudiosos, nos levaram ao domínio da eletricidade, e o desenvolvimento da eletricidade comercial levaria ao surgimento da indústria fonográfica.

A lista de inovações incluíam transdutores de som, como microfones e alto-falantes, e vários dispositivos eletrônicos projetados para a ampliação e modificação de sinais sonoros elétricos.


Convertendo ondas acústicas em ondas eletromagnéticas


Um passo muito importante foi dado em 10 março de 1876, quando Alexander Graham Bell, utilizou uma espécie de microfone rudimentar para converter uma onda de som acústico em impulsos elétricos.

Foi a primeira transmissão oficial de fala inteligível
ao longo de um sistema telefônico.

bell1


A Eletricidade Comercial


Em 1879, Thomas Edison patenteou a lâmpada incandescente e, dois anos depois, constrói na cidade de Nova York a primeira…

central de energia elétrica com sistema de distribuição.

edisonilluminating


O Domínio da eletricidade



Não há resposta de uma palavra para “quem inventou a eletricidade.
A invenção da eletricidade se deu graças a uma cadeia de invenções.

inventores

E foi necessário um grande esforço para trazer essa energia no uso diário.

raio

Confira na próxima postagem, alguns dos acontecimentos e personagens notáveis que levaram a esse grande avanço tecnológico, que iria revolucionar completamente a maneira de se produzir e ouvir música.


Jobert Gaigher

Assine meu blog para receber atualizações e avisos sobre novos artigos e postagens. www.jobert.info Deixe seu comentário e/ou assine meu livro de visitas.

Mais artigos da seção Introdução à Tecnologia Musical:

Copyright©2015, Jobert Michel Gaigher. Todos os direitos reservados. Todos os textos, imagens, gráficos, animações, vídeos, músicas, sons e outros materiais presentes nesta série foram produzidos por Jobert Michel Gaigher e são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual. É estritamente vedado o uso desautorizado de quaisquer destes materiais, sob qualquer meio e forma e a qualquer título, estando sujeito às responsabilidades e sanções legais.


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário