3873_021015_2006.jpg

Inovações no Nord Electro 5

Review do teclado nord Electro 5 Publicado na revista AM&T em 2/10/2015 – 20h06
Nord Electro 5HP (divulgação)
Nord Electro 5 HP
Na Expomusic 2015, dois novos teclados da família Nord puderam ser vistos de perto. Se sobre o Stage 2 EX falamos recentemente, agora é a vez do nord Electro 5, que ganhou características que o colocam como um possível substituto do próprio Stage 2 EX.

A grande mudança em relação aos modelos antigos é que agora o Electro permite divisão de teclado (split) e camadas de sons (layers), sendo que há anos os “nordeiros” pediam por este recurso. Agora o usuário do Electro pode fazer camadas ou dividir o teclado em regiões diferentes para até dois tipos de sons – baixo/piano, por exemplo. O knob part-mix oferece um ajuste de volume em tempo real entre as partes superior e inferior, sem necessidade de acesso ao menu. Se o split estiver desligado e os dois módulos de som ativados, o modo layer entra em ação e o knob part mix ajusta o balanço de volume das partes.

Há botões de acesso direto para ligar ou desligar a ação dos pedais de sustain e controle nas partes superior e inferior, o que é muito útil. Além de três motores de Hammond, o NE5 traz modelos de órgãos transistorizados, como Vox e Farfisa, o novo B3 + Bass, e um novo e lindíssimo órgão de tubos. Todos os motores de órgão são totalmente sensíveis aos 9 drawbars e com full-polifonia.

Na foto, a seção de efeitos do nord Electro 5

No meio dos controles agora fica a área de seleção do programa principal e das partes superior/inferior, com um knob de balanço de volume. A grande novidade fica para o enorme display de LED que vai facilitar muito a vida dos nordeiros que o utilizam para tocar ao vivo. Muito útil, a tela é grande o suficiente e mostra o estado atual do programa em uso, quais partes do instrumento estão tocando, as configurações de mudança de drawbars, e assim por diante.

O NE5 acessa os mesmos timbres e possui a mesma capacidade de memória do NS2EX: 1GB para pianos da biblioteca online de pianos da Nord, bem como 256 MB de sons para a biblioteca online de amostras da Nord. Assim como o NS2EX, a seção de órgão do Electro 5 usa o mesmo mecanismo de modelagem clonewheel e simulação Leslie do Nord C2D.


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário