musica_ancestral1b

1 – Introdução à Tecnologia Musical – O que é Tecnologia Musical?

Ao fazer uma reflexão sobre a história da música e da tecnologia musical, é importante notar como a música vem sido  influenciada pelas mais diversas tecnologias já faz muito tempo.

musica_ancestral1b

Na verdade, milhares de anos… Afinal, flautas de mais de 35 mil anos, feitas de marfim e de ossos de aves, encontradas em caverna na Alemanha, demonstram que o homem tem uma tradição musical muito mais antiga do que se imaginava, e mais do que isso, esta relação entre a música e a tecnologia é muito mais antiga do que se imagina normalmente.

Esses e outros artefatos encontrados em escavações arqueológicas são o mais puro exemplo de ferramentas musicais da mais alta tecnologia para aquele tempo.

Obviamente que, assim como a música,
a tecnologia difere de acordo com o seu tempo.

A evolução da tecnologia sempre andou junto com a arte da música.

Os primeiros violinos, que foram feitos na Itália em meados do século XVI, foram concebidos através da mais alta tecnologia disponível aos inventores de sua época, assim como todos os instrumentos musicais existentes no mundo.

violino1bviolino2b

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

pianoarmariomecs

Pense no complexo mecanismo de um piano vertical desenvolvido no início do século XIX. Isso só foi possível graças a avanços tecnológicos na mecânica.

Da mesma maneira, o aparecimento da guitarra elétrica está diretamente relacionado ao domínio do homem sobre a eletricidade.

benjamin1b

Recentemente, o surgimento dos computadores provocou uma revolução na maneira de se…

prodmusicalb

distrouvmusb

* Na próxima postagem vamos ver como era a tecnologia musical na antiguidade, sobre tudo na Grécia Antiga, que é o berço da música ocidental

Jobert Michel Gaigher

Assine meu blog para receber atualizações e avisos sobre novos artigos e postagens. www.jobert.info
Deixe seu comentário e/ou assine meu livro de visitas.


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário