Capab

Prefácio – Introdução à Tecnologia Musical

Caro leitor,

Muitos se discute hoje sobre tecnologia musical e revolução tecnológica, e é muito comum associar esses conceitos à música contemporânea, mas na realidade, a música tem uma estreita ligação com a tecnologia desde os tempos ancestrais.

Não podemos dizer que a história da tecnologia musical é tão antiga quanto à história da música, pois imaginamos com certa razão e lógica, que a música cantada e corporal se manifestou antes da “invenção” da música instrumental. Mas com a mesma razão e lógica, podemos sim concluir que  que a história da tecnologia musical é tão antiga, ou talvez até mais antiga, do que a história da música instrumental, que se inicia quando os seres humanos começaram a usar ferramentas feitas de marfim e/ou ossos de animais para fazer música.

Sim, os primeiros instrumentos musicais eram ferramentas tecnológicas, assim como são os instrumentos do nosso tempo.

Aliás, assim como a música, a tecnologia varia de acordo com o seu tempo.

Se hoje estamos ainda perdidos tentando compreender uma grande metamorfose na música causada pelas recentes inovações da tecnologia digital, não faz muito tempo, algumas gerações anteriores também se deslumbravam com o aparecimento da eletricidade e dos aparatos eletrônicos, e consequentemente, da guitarra elétrica, dos sintetizadores e do rock and roll.

Pense por exemplo, no complexo mecanismo de um piano vertical desenvolvido no início do século XIX. Isso só foi possível graças a avanços tecnológicos na mecânica.

Por obséquio, diz uma lenda que Sebastian Bach não aprovou o próprio piano, inventado alguns anos  antes por Bartolomeo Cristofori (1655-1731) em Pádua, Itália. Bach não gostou naquele tempo, alegando que as notas mais altas eram muito suaves para permitir uma gama dinâmica total. , Alguns anos depois, Bach não só aprovou o novo instrumento, como até mesmo serviu como um agente de vendas de pianos Silbermann. Viu só, não é de hoje que músico tem que fazer de tudo pra ganhar um dinheirinho…

bach_e_o_piano

 

Enfim, nesta série de postagens pretendo contar um pouco sobre essas e outras histórias interessantes sobre a evolução das tecnologias aplicadas à música. É claro que também falaremos sobre os aspectos mais tecnológicos e teremos que abordar inclusive alguns conceitos físicos e matemáticos, mas não se preocupe. Esta serie de postagens com textos ilustrados tem justamente o propósito de desmistificar e tornar acessível ao leitor comum, algumas ideias complexas sobre áudio e tecnologia musical .

Esta serie é direcionada para estudantes e professores de áudio e música, ou para leigos que querem aprimorar sua cultura geral. Cada postagem da série serve um único propósito: Apresentar de uma maneira simples e acessível, as grandes invenções tecnológicas que alteraram o curso da história da música e do áudio. Com temas variados que abordam a evolução da tecnologia musical desde a antiguidade até os dias atuais, a série “Introdução à Tecnologia Musical” para iniciantes abrange uma variedade de tópicos em uma história com ilustrações do tipo quadrinhos, de uma maneira didática e bem-humorada.

Jobert Gaigher


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

One thought on “Prefácio – Introdução à Tecnologia Musical

Deixe um comentário