3857_280915_1508.jpg

Novo teclado Nord Stage 2 EX

Review do Novo teclado Nord Stage 2 EX Publicado no site da revista AM&T em 28/9/2015 – 15h01
Uma seção do Orgão do Nord Stage 2 (Divulgação)
Uma seção do Orgão do Nord Stage 2
Quem visitou a Expomusic 2015 pode ver de perto os 2 novos teclados da Família Nord no estande da Soundix. Vamos falar aqui do modelo Stage 2 EX, cuja  maior mudança foi na biblioteca de sons que teve um considerável upgrade para atender os novos modelos com muito mais memória.

O NOVO NORD STAGE 2 EX

Para quem já conhece o Stage 2, o novo modelo EX(panded) será totalmente familiar. Não há uma única mudança no painel, com exceção da tonalidade dos detalhes em amarelo, e a caixa do teclado que ficou ainda mais compacta. A única grande mudança é a memória que dobrou de tamanho e pode carregar uma quantidade maior de timbres pesados de última geração.

O Nord Stage 2 EX vem agora carregado com as novas bibliotecas de pianos e samplers nord. Todos os sons foram otimizados, mas o destaque fica com os novos pianos, o Nord Italian Grand Piano Fazioli XL e os pianos elétricos DX-7 sampleados de uma forma que só a nord sabe fazer, resultando em uma tocabilidade dinâmica incrivelmente ampla e precisa. Também há uma nova coleção de cordas, metais, vozes e instrumentos folclóricos populares, incluindo vários acordeões.

Do mais, o velho nord stage 2 continua o mesmo, para a alegria dos tecladistas. Projetado para ser o instrumento principal de um tecladista, é um teclado robusto construído artesanalmente, com uma ação de teclas única (calibrado manualmente), e que entrega com precisão sons de instrumentos clássicos, cobrindo desde órgãos, pianos acústicos/eletroacústicos e sintetizadores.

O painel do NS2EX é intuitivamente dividida em quatro seções – piano, órgão, synth/sample e efeitos – todos com vários controles para acessar em tempo real vários parâmetros.

A nord tem por tradição mudar muito pouco ou quase nada seus modelos de sucesso, e os usuários dos teclados antigos ainda podem fazer um upgrade com os novos timbres que são constantemente atualizados pela fábrica e disponibilizados gratuitamente online para todos os usuários. O Stage 2 Ex tem o dobro de memória do Stage 2, e a única mudança entre eles é na quantidade de timbres novos que poderão ser carregados.

A nord fabrica o Stage 2 em 3 modelos diferentes: HA88, com 88 teclas pesadas, HP76, com 76 teclas pesadas portáteis e SW73, com 73 teclas semi-pesadas. O novidade fica por conta do novo modelo HP, que com toda a robustez de um teclado de metal com acabamento em madeira e com 76 teclas pesadas, pesa somente incríveis 12 kg. Provavelmente o teclado profissional de teclas pesadas mais leve do mercado. Tudo isso graças a uma nova tecnologia de ação de teclas que a nord batizou de hammer portable (HP), ou martelo portátil. À parte da ação de teclas, tudo é exatamente igual nos 3 modelos, inclusive a memória: 1GB para Pianos da Biblioteca online de Pianos da Nord, e 256MB de sons para a Biblioteca online de Amostra da Nord.

A qualidade e o poder dos novos sons EX

A seção de pianos vem de fábrica dividida em grupos de pianos de calda, verticais, eletroacústicos vintages, clavinets e cravos, tudo compatível e atualizável com a nova Biblioteca de Pianos Nord acima mencionada.

Várias técnicas de amostragem têm sido empregadas para aumentar o realismo, incluindo a avançada cadeia de ressonância, que emula a interação das cordas do piano ressoando umas com as outras. Durante o processo, a nord também retira todas as cordas do piano para poder captar amostras precisas do ruído característico de cada instrumento. Todo esse cuidado faz com que as diferenças existentes entre um Steinway e um Boesendorfer, ou um Yamaha, apareçam de forma evidente e clara em um Nord. Essa percepção é ainda mais aguda ao comparar entre si os timbres de pianos verticais presentes no Nord, como um Petrof, um Steinway, e um Boesendorfer, entre outros clássicos.

Combine isso com a emulação da ressonância das cordas, adicione o triple pedal nord, que emula os ruídos originais das máquina de sustain, e você realmente irá obter um som de piano acústico incrivelmente detalhado e realista.

A ação das teclas

É claro que para reproduzir com fidelidade um timbre tão complexo, se faz necessária uma ação de teclas de alta performance. Pra quem já conhece a ação HA da nord, com teclas pesadas, sabe como a Nord leva isso a sério. Cada teclado que sai da fábrica da Nord passa por uma calibragem de teclas artesanal, o que explica a fantástica tocabilidade desses instrumentos. O que eu posso garantir, é que após provar a nova ação HP, igualmente calibrada artesanalmente, senti o mesmo prazer de tocar em um nord que sempre senti. Dinâmica perfeita, peso sob medida, resposta eficaz. Você tem uma verdadeira sensação de obter uma grande variedade dinâmica em cada nota. Não consegui praticamente sentir diferença em relação ao HA, exceto pelo peso final do teclado, de 12 Kg. Tem contra-baixo que é mais pesado que isso. Dá pra ir pra gig de metrô ou levar seu teclado de teclas pesadas em cima no avião, o lugar mais seguro pra levar teclado no avião.

O Painel de Controle

É importante reiterar sempre que nord significa qualidade de som acompanhada de controle nas mãos. O Stage oferece vários Knobs e botões dedicados que deixam o tecladista sempre a apenas um toque de qualquer função. O Nord não possui menus. Todo o acesso aos sons e parâmetros dos sons são feitos através de acessos diretos no painel do teclado. Na seção de órgãos, você encontra não apenas os característicos drawbars, mas também controles de vibrato e percussão como nos instrumentos originais. A Leslie speaker tem também um controle separado, e todos os parâmetros podem ser ajustados, assim como na unidade original. O Stage 2 EX vem com 3 motores de órgão Hammond: um novinho, que acabou de sair da fábrica, um meio usado, e um velho Hammond surrado pela estrada, com um som roco e cansado. Também vem com um motor de Farfisa e um Vox Continental. Ao alternar entre os motores de órgãos, o comportamento dos controles também mudam, de acordo com os instrumentos originais. Como sempre, a autenticidade do instrumento original é primordial.

A seção synth, assim como o Stage 2, possui um conjunto completo de controles para síntese em tempo real. Arpegiadores, osciladores, filtros e envelopes estão todos presentes e com acesso direto para ajustes em tempo real. Os presets de synths que vem de fábrica seguem a linha dos clássicos, trazendo os principais modelos e sons de teclados dos anos 70, 80, 90 e 2000, mas com todos esses controles na mão, fica realmente fácil encontrar rapidamente sua assinatura sonora.

O motor de synth é baseado na tecnologia analógico virtual da Nord (uma das melhores do mercado), além de síntese FM e wavetable. Há realmente muita coisa para alterar utilizando os controles existentes em conjunto com a vasta biblioteca online de sons que a nord oferece. Grandes sons, módulos de sons individuais, abundância de controles sobre eles, e as opções para substituir e fazer upload de mais sons, faz com que o limite seja realmente a criatividade de cada músico.

Finalmente, a seção de efeitos permite endereçar facilmente e controlar individualmente os efeitos adequados para órgão, piano e synth, ou ainda, permite ligar vários efeitos em cascata para um único instrumento, e tudo de uma maneira tão prática e intuitiva que a fase de efeitos se torna uma etapa da síntese em si, possibilitando a criação intuitiva e musical de timbres fantásticos e personalizados.


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário