esom

Tecnologias Digitais aplicadas à Educação Musical

esomIntrodução:

Musicalização é um processo cognitivo que contribui entre outras coisas, para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo e linguístico. Com a promulgação da Lei nº 11.769/2008, que altera a LDB de 1996 tornando a música conteúdo obrigatório nas escolas brasileiras, se intensificaram as discussões e debates sobre esse tema. Inúmeros estudos, pesquisas e artigos, comprovam a importância da música no contexto escolar, bem como sua importância para o processo de ensino e aprendizagem em geral. A música é um importante meio de comunicação e expressão existente em nossa vida, e por isso, sua inserção no contexto escolar foi regulamentada por uma Lei Federal. A música é uma linguagem que todos os alunos precisam conhecer. Pesquisadores da teoria das inteligências múltiplas afirmam que a habilidade musical é tão importante quanto a logica-matemática ou a lingüística, por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam,estudam e praticam a música. Essa palestra tem o objetivo de propor a reflexão quanto à aplicação da educação musical nas escola da rede pública e privada e fazer uma reflexão sobre a importância da música na educação para a formação dos futuros cidadãos. A Música na escola tem a missão de formar cidadãos plenos, capazes de exercer sua cidadania. Diante dessa missão, se faz necessária uma discussão no sentido de tornar o ensino da música nas escolas mais atrativo e eficiente, alinhados com as necessidades de nossos jovens.

Algumas habilidades desenvolvidas durante o processo de aprendizagem musical:

  • Comunicação
  • Fala
  • Atenção
  • Memória
  • Concentração
  • Inteligência matemática
  • Ritmo
  • Coordenação de movimentos
  • Respiração com ritmo constante
  • Equilíbrio emocional

A revolução digital é um acontecimento de nosso passado remoto, e hoje, já vivenciamos o mundo afetado por essa revolução, tentando compreender e se adequar a esses primeiros anos da era digital. O crescimento da indústria tecnológica e o forte apelo motivacional destes mundos digitais trazem grande interesse por jogos, mídias e programas de fácil acesso para as crianças, jovens e adultos. O contexto escolar, a partir da Lei nº 11.769/2008, tem aberto espaço para novas propostas pedagógicas interessadas em transformar os espaços escolares em aprendizagens musicais significativas para os alunos que estejam em sintonia com o universo de aprendizagens musicais não formais. Neste sentido, facilitar a aprendizagem musical através de ferramentas tecnológicas pode ser uma estratégia importante para o professor desenvolver e formar uma nova geração de pessoas abertas para as múltiplas formas de se envolver com música e de desenvolvendo o potencial criativo e crítico dos alunos. A ONU e a UNESCO incentivam a transformação da escola em espaço de aceitação e convivência com os diferentes, em um discurso que se afirma como humanista e multicultural, em contraposição a educação segregadora e assistencialista. A inclusão pressupõe, então, que todos, sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas ditas comuns, nas classes ditas regulares, onde deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico que sirva a todos, indiscriminadamente. A finalidade da palestra é conscientizar e alertar os educadores e gestores educacionais para a importância de se oferecer um curso de música voltado para uma formação humanista, incluindo todos os alunos em um processo de aprendizagem musical, independente de suas habilidades ou limitações técnicas.

Público alvo: Professores, coordenadores e diretores interessados em conhecer novas possibilidades e vantagens do uso da tecnologia digital no ensino da música.

Recursos Necessários: Data-Show

Para saber mais sobre este curso, entre em contato pelo formulário abaixo:


Siga minhas páginas nas redes sociais
facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário