Drawbars: Parte 2

drawbbDrawbars: Parte 2

Os Drawbars são representações de comprimentos de tubos (pense nos órgãos de tubos) para moldar o som. Você pode fazer muitos sons com os drawbars, aproximadamente 253 milhões de combinações possíveis.

Cada drawbar é identificado com uma indicação em polegadas. Por exemplo, o primeiro drawbar branco está marcado como 8’. Esta é uma terminologia que vem dos órgãos de tubo, indicando que o tubo utilizado para produzir o som possuía 8 polegadas de comprimento. Os números de “1” a “8” em cada drawbar representam graus de intensidade – número 1 é o mais suave, e número 8 é o mais forte.

Cada drawbar gera um tom separadamente, e o volume de cada frequência é regulada de acordo com a distancia que o organista tenha puxado controle. Ao puxar um drawbar (na sua direção) você vai aumentar o volume em passos graduais de 0 (sem som) a 8 (volume máximo), e empurrando um drawbar (na direção oposta), você irá diminuir o volume do tom correspondente a este drawbar. Simples, não?

Na verdade, é, uma vez que você perca o medo de manipulá-los.

Faça a seguinte experiência:

1. Certifique-se que todos os Drawbars estejam abaixados (0)

2. Mantenha pressionada a tecla do “C” central.

3. Puxe o primeiro drawbar branco, marcado como 8’, totalmente para fora (8).

4. Mantenha pressionada a tecla do “C” central, e puxe o primeiro drawbar marrom, marcado como 16 ‘, totalmente para fora. Agora você vai ouvir o som de “C” adicionado de um “C” uma oitava abaixo.

5. Agora puxe o segundo drawbar marrom, e você vai ouvi-lo adicionar uma riqueza ao som de “C”.

6. Mantenha pressionada a tecla do “C” central, e ouça cada drawbar separadamente para que você possa ouvir o tom de cada um.

Utilize os comentários deste post para compartilhar as definições legais de órgãos que você já usou ou já ouviu em alguma música.

Vamos agora, analisar as cores dos drawbars: marrom, branco e preto.

Basicamente temos nove drawbars nas seguintes cores (da esquerda para a direita): marrom, marrom, branco, branco, preto, branco, preto, preto, branco.

Os drawbars brancos nos dão as notas tônicas. Cada drawbar branco (mais o primeiro marrom) podem ser combinados para um total de seis oitavas soando enquanto apenas uma nota é pressiona! Sim, ao tocar um acorde de três notas com estes drawbars, você ouve 18 notas ao mesmo tempo!

Os drawbars negros, conhecidos como os harmônicos, são o que fornecem a cor ou dissonância com o tom. Os drawbars negros, juntamente com o segundo drawbar marrom, irão preencher o som para criar os sons de órgãos típicos.

O primeiro drawbar branco é o tom fundamental (ou 8’).

Os dois drawbars marrons à esquerda estão abaixo do tom fundamental. O primeiro é uma oitava inferior (16′) e o segundo é uma quinta acima desta (5 1/3’).

Os drawbars brancos estão todos no mesmo tom, com o primeiro sendo o fundamental, o segundo uma oitava acima (4 ‘), o terceiro duas oitavas acima (2′) e o quarto três oitavas mais altas (1′).

Os drawbars negros irão gerar os harmônicos: A 12ª acima da fundamental (2 2/3′), a 17ª acima da fundamental (1 3/5′) e a 19ª acima da fundamental (1 1/3’).

DRAWBAR

COR

PITCH (TOM)

16′ marrom Oitava inferior
5 2/3′ marrom
8′ branco Uníssona
4′ branco
2 2/3′ preto 12ª
2′ branco 15ª
1 3/5′ preto 17ª
1 1/3′ preto 19ª
1′ branco 22ª

Outra forma de entender as drawbars é a pensar neles em três categorias distintas. Os Sub-drawbars, Foundation-drawbars e Brilliance-drawbars:

 drawbfig1

  1. Sub-drawbars: Os dois primeiros (marrons) são os sub-tons, inferiores à nota tônica,
  2. Foundation-drawbars: Os próximos quatro (preto e branco) são a base, o principal componente do som
  3.  Brilliance-drawbars: Os três finais (preto e branco) fornecem o brilho ou maior frequência na combinação de tons.

Utilize os comentários deste post para compartilhar as definições legais de órgãos que você já usou ou já ouviu em alguma música.

O segredo para mudar facilmente as combinações de drawbars está no fato de pensarmos neles em termos de formas, e não números.

Apesar do fato de encontrarmos uma marcação numérica de 1-8 em cada drawbar, a maioria dos organistas preferem memorizar e configurar as configurações de drawbars de acordo com vários padrões de forma. Os mais comuns são: “pistol”, “meia-lua”, “triângulo” e “triângulo invertido”. Ao definir os drawbars de acordo com essas formas, o músico ouve automaticamente flautas, cordas, uma combinação destes, e outros efeitos.

Cabe ao artista determinar qual configuração é adequada para uma música específica. Busque combinações (ou formas) que remetem para o seu estilo e preferência. Explore várias combinações e anote aquelas que soam agradáveis para seus ouvidos. Tenha em mente que você possui cerca de 253 milhões de possibilidades! Se você possui um Clonewell com presets de memória, certifique-se de armazenar seus timbres favoritos para usar mais tarde e/ou alterá-los em tempo real durante a execução.

Para conseguir um som suave, parecido com o órgão presente na música “Fix You” do Coldplay, puxe totalmente os primeiros três drawbars (16 ‘, 5 1/3’, 8 ‘).

Se você quiser um órgão mais rock’n roll, para músicas mais agressivas utilize a configuração anterior como base, e puxe também a maioria dos outros drawbars para 3 ou 4 (cerca de metade).

Cerca de 70 anos após a sua introdução, os drawbars ainda desempenham um papel  importante na produção musical contemporânea, presente em inúmeras gravações e performances. Divirta-se com eles e desfrute dos resultados!

Utilize os comentários deste post para compartilhar as definições legais de órgãos que você já usou ou já ouviu em alguma música.


Siga minhas páginas nas redes sociais
FacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailFacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *