Dicas práticas para tecladistas que tocam ao vivo. Parte 3

Há uma infinidade de pequenos truques e dicas que podem ser muito úteis para músicos que atuam em performances ao vivo. Nesta semana, vamos conferir as últimas 3 dicas que separei. Espero que gostem.

8. Leve um sub-mixer para seus teclados. Se você estiver usando mais do que um ou dois sintetizadores, é uma excelente ideia ter o seu próprio mixer para eles. Além de ser uma maneira fácil de misturar todas as suas saídas de teclados juntos, também evita cabos espalhados, e permite controlar os níveis de volume de seus teclados. Se você irá tocar apenas com um teclado, leve ao menos um “direct box estéreo” com você. Além de prevenir o aparecimento do indesejável “hum”, o técnico de som nunca poderá te dizer que não há suficiente DIs para você mandar o som estéreo.

9. Cuidado com os níveis de volume. O engenheiro de som odeia níveis muito fortes ou muito baixos. Diferentes teclados possuem diferentes mandadas de som, mas em geral, recomendo sempre manter o volume mestre de seus teclados mais ou menos na metade. Isso permitirá uma mandada do som natural do som de seus teclados, e os técnicos de som terão o volume adequado para enviá-lo ao PA. Se estiver usando um sub-mixer , vale a mesma regra para os teclados, e para a mandada do mixer, ajuste o master output para um nível médio de sinal de saída próximo ao 0 dB (normalmente o último LED verde do medidor). Nunca deixe os níveis ultrapassarem o vermelho.

10. Esta talvez seja a dica mais importante de todas desta lista. Nunca, jamais, e em nenhuma circunstância, brigue ou discuta com o técnico de som. Isso é LEI. Lembre-se, o cara do som é o que chega mais cedo cedo e vai embora mais tarde, tem mais equipamentos para cuidar do que a banda inteira, recebe menos, e talvez, se veja obrigado a ouvir atentamente músicas que não são do seu gosto pessoal. Esse cara tem total poder para acabar com o seu som se ele quiser. Trate bem dele… Conselho de tecladista!

Faltou alguma dica? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

 

Jobert Gaigher


Siga minhas páginas nas redes sociais
FacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailFacebooktwitterpinterestlinkedinrssyoutubetumblrmailby feather

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *